domingo, 17 de agosto de 2014

Pacu


Esse foi Fisgado no Rio São João em Nova Monte Verde - MT

Nome popular : Pacú Nome cientifico: Piaractus mesopotamicus ( pacu - bacia do Prata), Piaractus brachypomus ( pirapitinga - bacia amazônica; caranha - bacia amazônica Araguaia- Tocantins)

Distribuição geográfica: Bacias Amazônicas, Araguaia- Tocantins e Prata

Descrição: Peixes de escamas. Existem várias especies que também recebem o nome de pacu ( pacu- branco, pacu- comum, pacu- prata, pacu- borracha, pacu- carupeté etc.). tanto o pacu quanto a pirapitinga ou caranha são especies de grande porte.

A pirapitinga é maior e chega a alcançar 80cm de comprimento e 29kg, embora não seja muito comum encontar exemplares desse porte.

São espécies muito semelhantes, com o corpo de forma romboidal, alto e comprimido lateralmente; a coloração é cinza arroxeada uniforme nos adultos e cinza com manchas alaranjadas nos jovens; os dentes são tipo molariformes.

Pacu é o nome geral dado a várias espécies de peixes caracídeos da subfamília Serrasalminae, que também inclui as piranhas.

São típicos do pantanal sul-matogrossense, dos rios amazônicos e bacia do Prata em geral. Alimenta-se de frutos, caranguejos e de detritos orgânicos encontrados na água. Atinge 15 kg de peso, comum até 8 kg. São praticadas duas formas diferentes de pesca: na vara de bambu, fisgada com frutos (tucum, laranjinha ou genipapo) ou pesca apoitada com isca de caranguejo.

No Brasil existem mais de trinta espécies de Pacú, sendo que pode ser encontrado em quase todo o território nacional. Porém , é mais pescado no Pantanal Mato-grossense e Amazônia.

Freqüenta rios e lagoas nas épocas de cheia, onde come quase de tudo, vegetais, frutas, peixes, etc.

Peixe de escamas; corpo romboidal e comprimido. A coloração é uniforme, castanho ou cinza escuro; o ventre é mais claro, amarelado quando o peixe está vivo. Os dentes são molariformes. Alcança cerca de 50cm de comprimento total.

Espécie onívora, com tendência a herbívora: alimenta-se de frutos/sementes, folhas, algas e, mais raramente, peixes, crustáceos e moluscos.

Imagens Jair Andrey

Nenhum comentário:

Postar um comentário