domingo, 17 de agosto de 2014

Piraputanga.

Essas foram Fotografadas no Rio Salobra Nobres-MT.

No Mato Grosso, onde é popularmente chamada de pêra, a Piraputanga é muito apreciada na culinária pois sua carne é saborosa e, quando cozida possui uma coloração avermelhada, o que faz algumas pessoas acreditarem que durante o preparo o extrato de tomate foi utilizado como tempero.
Nome científico

Brycon microlepis.

Distribuição geográfica

Sua espécie é distribuída na Bacia do Paraná-Paraguai e na região Centro-Oeste.

Habitat

O Piraputanga habita pequenas correntezas, remansos de corixos, à beira dos rios, poços e embaixo de árvores frutíferas.

Alimentação

É um peixe omnívoro, alimentando-se de pequenos peixes, frutos, flores e insetos.

Reprodução

Realiza migração reprodutiva, que ocorre de novembro da dezembro/janeiro.

Características     

O Piraputanga é um peixe de escamas, com carne bastante apreciada. Possui dentes tricúspides, dispostos em três fileiras no pré-maxilar. Tem o corpo alongado e um pouco comprimido. Quando retirado da água, a sua cor é amarelada, já a nadadeira caudal é vermelha, com uma faixa preta que começa no pedúnculo caudal e chega até os raios centrais da nadadeira caudal. As demais nadadeiras são alaranjadas. As escamas do dorso são claras no centro, com as bordas escuras. Apresenta uma mancha umeral escura e arredondada. Pode atingir 50 cm de comprimento e 3 Kg de peso.

Leia mais: http://www.cpt.com.br/cursos-criacaodepeixes/artigos/peixes-de-agua-doce-do-brasil-piraputanga-brycon-microlepis#ixzz3Agan7cvr

Imagens Jair andrey

Nenhum comentário:

Postar um comentário